sábado, 14 de abril de 2012

fracao

Elementos Históricos sobre frações
Há 3000 antes de Cristo, os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas.
As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.
Introdução ao conceito de fração
Às vezes, ao tentar partir algo em pedaços, como por exemplo, uma pizza, nós a cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.

Logo isso daria uma grande confusão, pois quem ficaria com a parte maior? Ou quem ficaria com a parte menor? É lógico que alguém sairia no prejuízo.
Pensemos neste exemplo: Dois irmãos foram juntos comprar chocolate. Eles compraram duas barras de chocolate iguais, uma para cada um. Iam começar a comer quando chegou uma de suas melhores amigas e vieram as perguntas: Quem daria um pedaço para a amiga? Qual deveria ser o tamanho do pedaço? Eles discutiram e chegaram à seguinte conclusão:
Para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria metade do chocolate para a amiga.
■Você concorda com esta divisão? Por quê?
■Como você poderia resolver esta situação para que todos comessem partes iguais?
■O que você acha desta frase: Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte.
Elementos gerais para a construção de frações
Para representar os elementos que não são tomados como partes inteiras de alguma coisa, utilizamos o objeto matemático denominado fração.
O conjunto dos números naturais, algumas vezes inclui o zero e outras vezes não, tendo em vista que zero foi um número criado para dar significado nulo a algo. Nesse momento o conjunto N será representado por:
N = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ... }
Logo, todos os números naturais representam partes inteiras.
Os números que não representam partes inteiras, mas que são partes de inteiros, constituem os números racionais não-negativos, aqui representados por Q+, onde esta letra Q significa quociente ou divisão de dois números inteiros naturais.
Q+ = { 0,..., 1/4,..., 1/2,..., 1,...,2,... }
Numeral: Relativo a número ou indicativo de número.
Número: Palavra ou símbolo que expressa quantidade.
Definição de fração
Os numerais que representam números racionais não-negativos são chamados frações e os números inteiros utilizados na fração são chamados numerador e denominador, separados por uma linha horizontal ou traço de fração.
Numerador
--------------------------------------------------------------------------------
Denominador
onde Numerador indica quantas partes são tomadas do inteiro, isto é, o número inteiro que é escrito sobre o traço de fração e Denominador indica em quantas partes dividimos o inteiro, sendo que este número inteiro deve necessariamente ser diferente de zero.
Observação: A linguagem HTML (para construir páginas da Web) não proporciona ainda um método simples para a implementar a barra de fração, razão pela qual, às vezes usaremos a barra / ou mesmo o sinal ÷, para entender a divisão de dois números.
Exemplo: Consideremos a fração 1/4, que pode ser escrita como:
1
--------------------------------------------------------------------------------
4
Em linguagem matemática, as fracões podem ser escritas tanto como no exemplo acima ou mesmo como 1/4, considerada mais comum.
1/4 1/4
1/4 1/4
A unidade foi dividida em quatro partes iguais. A fração pode ser visualizada através da figura anexada, sendo que foi sombreada uma dessas partes.
Leitura de frações
(a) O numerador é 1 e o denominador é um inteiro 1<d<10
A leitura de uma fração da forma 1/d, onde d é o denominador que é menor do que 10 é feita como:
Fração 1/2 1/3 1/4 1/5 1/6 1/7 1/8 1/9
Leitura um meio um terço um quarto um quinto um sexto um sétimo um oitavo um nono

(b) O numerador é 1 e o denominador é um inteiro d>10
Quando a fração for da forma 1/d, com d maior do que 10, lemos: 1, o denominador e acrescentamos a palavra avos.
Avos é um substantivo masculino usado na leitura das frações, designa cada uma das partes iguais em que foi dividida a unidade e se cujo denominador é maior do que dez.

Fração Leitura
1/11 um onze avos
1/12 um doze avos
1/13 um treze avos
1/14 um quatorze avos
1/15 um quinze avos
1/16 um dezesseis avos
1/17 um dezessete avos
1/18 um dezoito avos
1/19 um dezenove avos

(c) O numerador é 1 e o denominador é um múltiplo de 10
Se o denominador for múltiplo de 10, lemos:
Fração Leitura Leitura Comum
1/10 um dez avos um décimo
1/20 um vinte avos um vigésimo
1/30 um trinta avos um trigésimo
1/40 um quarenta avos um quadragésimo
1/50 um cinqüenta avos um qüinquagésimo
1/60 um sessenta avos um sexagésimo
1/70 um setenta avos um septuagésimo
1/80 um oitenta avos um octogésimo
1/90 um noventa avos um nonagésimo
1/100 um cem avos um centésimo
1/1000 um mil avos um milésimo
1/10000 um dez mil avos um décimo milésimo
1/100000 um cem mil avos um centésimo milésimo
1/1000000 um milhão avos um milionésimo
Observação: A fração 1/3597 pode ser lida como: um, três mil quinhentos e noventa e sete avos.
Tipos de frações
A representação gráfica mostra a fração 3/4 que é uma fração cujo numerador é um número natural menor do que o denominador.
1/4 1/4
1/4 1/4
A fração cujo numerador é menor que o denominador, isto é, a parte é tomada dentro do inteiro, é chamada fração própria. A fração cujo numerador é maior do que o denominador, isto é, representa mais do que um inteiro dividido em partes iguais é chamada fração imprópria.
3/3
1/3
1/3
1/3
  +  2/3
1/3
1/3
1/3
  =  5/3=1+2/3
1 1/3
1/3
1/3


Fração aparente: é aquela cujo numerador é um múltiplo do denominador e aparenta ser uma fração mas não é, pois representa um número inteiro. Como um caso particular, o zero é múltiplo de todo número inteiro, assim as frações 0/3, 0/8, 0/15 são aparentes, pois representam o número inteiro zero.

Frações Equivalentes: São as que representam a mesma parte do inteiro. Se multiplicarmos os termos (numerador e denominador) de uma fração sucessivamente pelos números naturais, teremos um conjunto infinito de frações que constitui um conjunto que é conhecido como a classe de equivalência da fração dada.
1/2
1/2
1/2
 2/4
1/4 1/4
1/4 1/4
 3/6
1/6 1/6 1/6
1/6 1/6 1/6
 4/8
1/8 1/8 1/8 1/8
1/8 1/8 1/8 1/8

Propriedades fundamentais
(1) Se multiplicarmos os termos (numerador e denominador) de uma fração por um mesmo número natural, obteremos uma fração equivalente à fração dada:
1
--------------------------------------------------------------------------------
2 =  1×2
--------------------------------------------------------------------------------
2×2 =  2
--------------------------------------------------------------------------------
4

(2) Se é possível dividir os termos (numerador e denominador) de uma fração por um mesmo número natural, obteremos uma fração equivalente à fração dada:
12
--------------------------------------------------------------------------------
16 = 12÷2
--------------------------------------------------------------------------------
16÷2 = 6
--------------------------------------------------------------------------------
8 = 6÷2
--------------------------------------------------------------------------------
8÷2 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
4

A fração como uma classe de equivalência
A classe de equivalência de uma fração é o conjunto de todas as frações equivalentes à fração dada. Ao invés de trabalhar com todos os elementos deste conjunto infinito, simplesmente poderemos tomar a fração mais simples deste conjunto que será a representante desta classe. Esta fração será denominada um número racional. Aplicando a propriedade fundamental, podemos escrever o conjunto das frações equivalentes a 1/3, como:
C(1/3) = { 1/3, 2/6, 3/9, 4/12, 5/15, 6/18, ... }

Número Misto
Quando o numerador de uma fração é maior que o denominador, podemos realizar uma operação de decomposição desta fração em uma parte inteira e uma parte fracionária e o resultado é denominado número misto.

Transformação de uma fração imprópria em um número misto
17
--------------------------------------------------------------------------------
4 = 16+1
--------------------------------------------------------------------------------
4 = 16
--------------------------------------------------------------------------------
4 + 1
--------------------------------------------------------------------------------
4 = 4+ 1
--------------------------------------------------------------------------------
4 =  4 1
--------------------------------------------------------------------------------
4

Transformação de um número misto em uma fração imprópria
4 1
--------------------------------------------------------------------------------
4 = 4+ 1
--------------------------------------------------------------------------------
4 = 16
--------------------------------------------------------------------------------
4 + 1
--------------------------------------------------------------------------------
4 = 17
--------------------------------------------------------------------------------
4

Simplificação de Frações
Simplificar frações é o mesmo que escrevê-la em uma forma mais simples, para que a mesma se torne mais fácil de ser manipulada.
O objetivo de simplificar uma fração é torná-la uma fração irredutível, isto é, uma fração para a qual o Máximo Divisor Comum entre o Numerador e o Denominador seja 1, ou seja, o Numerador e o Denominador devem ser primos entre si. Essa simplificação pode ser feita através dos processos de divisão sucessiva e pela fatoração.
A divisão sucessiva corresponde a dividir os dois termos da fração por um mesmo número (fator comum ) até que ela se torne irredutível.
36
--------------------------------------------------------------------------------
60 = 36÷2
--------------------------------------------------------------------------------
60÷2 = 18
--------------------------------------------------------------------------------
30 = 18÷2
--------------------------------------------------------------------------------
30÷2 = 9
--------------------------------------------------------------------------------
15 = 9÷3
--------------------------------------------------------------------------------
15÷3 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
5
Respectivamente, dividimos os termos das frações por 2, 2 e 3.
Observação: Outra maneira de divisão das frações é obter o Máximo Divisor Comum entre o Numerador e o Denominador e simplificar a fração diretamente por esse valor.
Exemplo: Simplificaremos a fração 54/72, usando o Máximo Divisor Comum. Como MDC(54,72)=18, então 54:18=3 e 72:18=4, logo:
54
--------------------------------------------------------------------------------
72 = 54÷18
--------------------------------------------------------------------------------
72÷18 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
4

Comparação de duas frações
(1) Por redução ao mesmo denominador
Se duas frações possuem denominadores iguais, a maior fração é a que possui maior numerador. Por exemplo:
3
--------------------------------------------------------------------------------
5  <  4
--------------------------------------------------------------------------------
5
(2) Tanto os numeradores como os denominadores das duas frações são diferentes
Devemos reduzir ambas as frações a um denominador comum e o processo depende do cálculo do Mínimo Múltiplo Comum entre os dois denominadores e este será o denominador comum às duas frações. Na seqüência, divide-se o denominador comum pelo denominador de cada fração e multiplica-se o resultado obtido pelo respectivo numerador.
Exemplo: Vamos comparar as frações 2/3 e 3/5. Como os denominadores são 3 e 5, temos que MMC(3,5)=15. Reduzindo ambas as frações ao mesmo denominador comum 15, aplica-se a regra de dividir o denominador comum pelo denominador de cada fração e na seqüência multiplica-se esse respectivo número pelo numerador.
2
--------------------------------------------------------------------------------
3  ?  3
--------------------------------------------------------------------------------
5
Multiplicando os termos da primeira fração por 5 e multiplicando os termos da segunda fração por 3, obteremos:
2
--------------------------------------------------------------------------------
3 = 2×5
--------------------------------------------------------------------------------
3×5  ?  3×3
--------------------------------------------------------------------------------
5×3 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
5
Temos então os mesmos denominadores, logo:
2
--------------------------------------------------------------------------------
3 = 10
--------------------------------------------------------------------------------
15  ?  9
--------------------------------------------------------------------------------
15 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
5
e podemos garantir que
2
--------------------------------------------------------------------------------
3 = 10
--------------------------------------------------------------------------------
15  >  9
--------------------------------------------------------------------------------
15 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
5
(3) As frações possuem um mesmo numerador
Se os numeradores de duas frações forem iguais, será maior a fração cujo denominador for menor.
Exemplo: Uma representação gráfica para a desigualdade
3
--------------------------------------------------------------------------------
4  >  3
--------------------------------------------------------------------------------
8
pode ser dada geometricamente por:
3/4=6/8
1/8 1/8 1/8 1/8
1/8 1/8 1/8 1/8
 3/8
1/8 1/8 1/8 1/8
1/8 1/8 1/8 1/8

Observe que a área amarelada é maior na primeira figura.

Divisão de frações
Consideremos inicialmente uma divisão D de duas frações, denotada por:
D =  1
--------------------------------------------------------------------------------
2 ÷ 2
--------------------------------------------------------------------------------
3
Um modo fácil para explicar esta divisão é tomar as duas frações com o mesmo denominador e realizar a divisão do primeiro numerador pelo segundo numerador, isto é:
D =  1
--------------------------------------------------------------------------------
2 ÷ 2
--------------------------------------------------------------------------------
3 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
6 ÷ 4
--------------------------------------------------------------------------------
6
pois 1/2 é equivalente a 3/6 e 2/3 é equivalente a 4/6. O desenho abaixo mostra as frações 1/2 e 2/3, através de suas respectivas frações equivalentes: 3/6 e 4/6.
3/6
1/6 1/6 1/6
1/6 1/6 1/6
 4/6
1/6 1/6 1/6
1/6 1/6 1/6


Realizar a divisão entre dois números fracionários ou não A e B, é o mesmo que procurar saber quantas partes de B estão ocupadas por A. Quantas partes da fração 4/6 estão ocupadas pela fração 3/6?
No desenho, os numeradores das frações estão em cor amarela. Como temos 3 partes em amarelo na primeira fração e 4 partes em amarelo na segunda fração, a divisão corresponde à fração 3/4, ou seja, em cada 4 partes amarelas, 3 estão ocupadas.
Este argumento justifica a divisão de duas frações pela multiplicação da primeira fração pelo inverso da segunda fração e observamos que de fato isto funciona neste caso:
D =  1
--------------------------------------------------------------------------------
2 ÷ 2
--------------------------------------------------------------------------------
3 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
6 × 6
--------------------------------------------------------------------------------
4 = 18
--------------------------------------------------------------------------------
24 = 3
--------------------------------------------------------------------------------
4
Na verdade, há um tratamento mais geral que o deste caso particular. A divisão de um número real a/b pelo número real c/d é, por definição, a multiplicação do número a/b pelo inverso de c/d. Acontece que o inverso de c/d é a fração d/c, assim:
a
--------------------------------------------------------------------------------
b ÷ c
--------------------------------------------------------------------------------
d = a
--------------------------------------------------------------------------------
b × d
--------------------------------------------------------------------------------
c = a.d
--------------------------------------------------------------------------------
b.c

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